Cuidados
Se o gatinho estiver acostumado à ração seca, coloque uma tigela à disposição dele.
Se a ração for úmida, dê pequenas refeições a cada seis horas.
Continue a alimentar o bichano com ração para filhotes até que complete um ano de vida.
Comportamento
Logo no primeiro dia, a casa toda pode ser muito confusa para ele.
Exponha o bichano a um cômodo de cada vez. O gatinho deve ter um cantinho para ele.
Monte uma cama (preferencialmente com laterais e telhado para que ele se sinta seguro) com água e ração. E em um canto oposto, coloque a caixa sanitária. Mostre a localização das coisas e deixe o filhote descansar.
Muitas mudanças aconteceram nesse dia, portanto deixe-o se ajustar e dormir por algumas horas.
Coisas de Gato
Os gatos tendem a se interessar mais na água que fica longe da tigela de ração. Para incentivá-los a beber, coloque tigelas em diferentes ambientes.
Os gatos amam usar as unhas. Providencie um arranhador, antes que eles optem por seus móveis.
Ao pegar qualquer gato, lembre-se de suportar as patinhas dele. Com o tempo, você vai acabar percebendo como o animal gosta de ser segurado, mas, inicialmente, essa dica é importante para que ele fique mais calmo e não arranhe.
Pelagem
Raças de pêlos longos exigem cuidados mais frequentes, o ideal é levar seu gatinho periodicamente em pet shops especializados.
Brincadeiras
Dê o máximo possível de atenção ao gatinho, penteando, brincando e interagindo com ele. Isso vai ajudá-lo a se tornar um gato adulto mais amigável.
Os bichanos vão brincar com qualquer coisa. Por isso, é importante deixar itens pontiagudos ou fáceis de engolir longe deles.
Proteção
Antes de levar o gatinho para casa é imprevisível instalar telas de proteção nas janelas e varanda da residência para garantir a segurança do gatinho, esta ação, faz parte da Posse Responsável.
Lembre-se que no caso de qualquer dúvida estaremos prontos a lhe ajudar!
Não deixe fios elétricos perto dele para evitar que mastigue. Se o filhote for muito curioso, é interessante colocar travas nas portas dos armários mais baixos.
Boa sorte!